segunda-feira, 29 de março de 2010

triste fim ou apenas o começo?

Finalmente* assisti Apenas o Fim.
De Matheus Souza, um menino de apenas 20 anos (agora deve estar com 21), no último ano da faculdade de cinema, o filme foi o burburinho do Festival de Cinema do Rio, ano passado. Parece que a história conquistou grandes cineastas, como Bruno Barreto e Domingos Oliveira.
Numa história leve, resumida a diálogos entre dois personagens e alguns flashbacks do relacionamento do casal, eles têm uma profunda DR.
Quando a namorada de Tom resolve fugir, mudar para algum lugar, mudar de vida: "Você nunca teve essa sensação de que se você não mudar a sua vida urgentemente, você explode?", ela vem conversar com ele para terminar.
E assim se dá a DR, entre discussões, lembranças, momentos, xingamentos, dedos nas feridas, acusações de defeitos, elogios, beijos...
Enfim, apenas o fim.
Por formas sutis, ele aquece o coração. Não tem como você ficar triste com esse término de relacionamento. MESMO!
Talvez porque nós, os telespectadores, sabemos tão pouco da história do casal, não se sabe por quanto tempo namoraram, porque começaram a namorar, quais são os momentos fofos, os momentos tristes, que você foca apenas que o relacionamento deles está por um fio.
E, ah, confesso ter desejado ter uma história dessas pra mim, mesmo que melancólica.
É como uma música do Los Hermanos, que é triste, mas lava a alma, deixa leve, pensativo, sereno...
Talvez seja a junção perfeita do desalento com a limpeza da alma.

*Como o filme foi feito com poucos recursos, a distribuição foi pouca no ano passado. Apenas nas principais cidades do Brasil é que ele lançou. E, por motivos óbvios, eu não vi, claro. Finalmente vi pelos recursos do compartilhamento de arquivo. Obrigada, Internet.




3 comentários:

Titon disse...

achei muito bom! amei as referencias a cultura pop e coisas nerds de antigamente e a simplicidade da coisa toda. é bem o que voce disse mesmo, é melancólico mas lava a alma. e eu invejei cada segundo da relação deles.

Anônimo disse...

nem sabia nada desse filme! vou procurar ;}
viva a internet! HAHAHA

beeijo ;*

Ana ® disse...

vou procurar aqui perto de casa, deu vontade de ver!
legal seu blog! ^ ^